02/02/2021 às 06:00 Ensaios

Fotografia Lifestyle - o que é isso? Será que eu devo fazer?

615
3min de leitura

A fotografia lifestyle é um tipo de documentário fotográfico em forma de ensaio, em que as pessoas são fotografadas num local que faz sentido pra história delas; pode ser a casa em que vivem ou um lugar que seja muito importante em suas vidas.

O objetivo desse tipo de ensaio é capturar momentos vividos pelas pessoas naquele ambiente e o seu estilo de vida.

São as coisas cotidianas eternizadas pelo olhar do fotógrafo, a forma como ele percebe e enxerga as relações daquela família, por exemplo.

Muitas pessoas curtem fazer esse tipo de ensaio quando se está gestante, quando chega um bebê na família, quando os pais que moram longe vem passar uns dias na casa do filho ou da filha, ou ainda o desejo de eternizar o café da manhã em família, ou um passeio num local específico. Muitas famílias também desejam fazer o acompanhamento do bebê nesse estilo lifestyle, pois pode-se realizar os registros do desenvolvimento do bebê e a sua rotina. Na verdade o que importa é congelar as memórias afetivas que fazem sentido pra vocês de uma forma bem natural. 

No ensaio lifestyle, diferente da fotografia documental, existe sim a direção de pessoas, mas nada muito engessado ou posado, na verdade, o fotógrafo sugere algumas ações e também posicionamentos pra captar a melhor luz ou valorizar determinados espaços da casa que tem um significado importante para aquela família, mas a forma como as coisas acontecerão após o "comando inicial" será de acordo com a espontaneidade, os sentimentos e a relação entre os fotografados.

Se você deseja presentear a sua família com essa memória, você precisa de um fotógrafo profissional para captar esse cotidiano do estilo de vida da sua família. O fotógrafo chegará na sua casa ou local combinado, identificará os cantinhos mais legais para as fotos, de acordo com a luz natural que tem naquele horário que você definiu junto com ele. 

Caso eu seja a fotógrafa escolhida para eternizar esse momento, é imprescindível que conversemos bastante antes, até pra que eu possa entender as suas expectativas em relação a esse ensaio pra que ele tenha a personalidade da sua família. É bastante comum que os clientes enviem fotos ou pequenos vídeos mostrando os espaços da sua casa pra que possamos ir pensando no roteiro do ensaio fotográfico que será feito.

Lembre-se, aqui não importa se a casa é grande, pequena ou bem decorada, o que vale é a energia que tem nela, o amor que se vê em cada cantinho, a história contida em cada objeto, em cada canto. Você já se pegou olhando fotos suas de criança em casa? O que você busca na imagem quando olha pra ela? 

Você busca a sua história, busca referências do seu passado, lembranças. Tem fotos que tem até cheiro, né? 

Você olha, e como num passe de mágica lembra de tudo, de objetos, do sofá, da roupa, das histórias que tinha por trás de um simples balanço de pneu, sim, sou da época do balanço de pneu. :-)

Então, quando você faz um ensaio lifestyle é isso que você está entregando de presente pra sua família, memórias com sentimento forte, com personalidade, com sentido. 

E aí, ficou com vontade de ter a sua família fotografada assim? 

Tem alguma dúvida? Me envie uma mensagem, vamos eternizar em imagens aquilo que seu coração não para de sentir.

Deixe seu comentário me dizendo o que você achou deste artigo ou me envie sugestões de assuntos que você gostaria de saber um pouco mais dentro da fotografia de família.

02 Fev 2021

Fotografia Lifestyle - o que é isso? Será que eu devo fazer?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotógrafo infantil fotografo infantil rj

Oie, que tal me chamar no Whats pra tirar suas dúvidas?
Logo do Whatsapp